PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42131 > HOSPITAL DE CAMPANHA FAB INSTALA HOSPITAL DE CAMPANHA NO DF PARA ATENDER PACIENTES COM DENGUE

HOSPITAL DE CAMPANHA

FAB instala Hospital de Campanha no DF para atender pacientes com dengue

Publicado: 2024-02-06 15:58:47
Prontidão e agilidade para aliviar as UPAs e combater a crise de saúde pública no Distrito Federal

A Força Aérea Brasileira (FAB) demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de prontidão e rápida resposta com a instalação do Hospital de Campanha (HCAMP), em Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, para apoiar no tratamento de pacientes diagnosticados com dengue. A expectativa é de que o Hospital funcione, inicialmente, pelo período de 45 dias.
Os atendimentos começaram nessa segunda-feira (05/02) e a iniciativa reflete o empenho da Força Aérea e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar. O Hospital fornece atendimento clínico e pediátrico, com Centro de Emergência, Laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos que garantirão a Operação 24 horas por dia. 

Até às 8h desta terça-feira, já foram registrados quase 1400 procedimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, emergência, exames laboratoriais, além de outros, superando a previsão inicial para o período.

A Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, explica como funciona o Centro de Emergência da Unidade. “A estrutura possui dois túneis interligados. Um se comunica com a tenda de laboratório, onde são feitos a coleta e os exames para diagnóstico de dengue, assim como acompanhamento do tratamento. O outro leva ao espaço de hidratação, que tem dois setores separados – pediátrico e adulto. A triagem também é realizada no local”, afirmou a Oficial.

O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a agilidade na montagem das instalações. “Nossa grande característica é a mobilidade e a pronta resposta. Nossa missão é somar nesse combate à dengue e diminuir os casos, uma vez que Ceilândia é a cidade com maior número de casos no DF”, comentou o Oficial-General.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou que a Operação não é apenas uma demonstração de agilidade, mas um exemplo palpável do compromisso da FAB com a saúde e o bem-estar da população. “Tivemos o acionamento, por meio do Ministério da Defesa (MD) e, em poucos dias, instalamos o Hospital, demonstrando a eficiência e proatividade dos nossos militares. Batemos, inclusive, um recorde de mobilização de HCAMP com esta missão. E é para isso que estamos aqui. Nosso objetivo é desafogar as UPAS da região, visto que hoje o Distrito Federal concentra em torno de 20% dos casos de dengue do país”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.

Mobilização

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada na sexta-feira (03/02) com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) à Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB, para atuação em assistência médica na região de Ceilândia. O pouso na capital federal ocorreu às 3h desse sábado (03/02) e, no mesmo dia, foi iniciada a preparação do local para a montagem do HCAMP.

Clique aqui e confira o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Neris / CECOMSAER